
O que é o MSTC?
Quando foi fundado o MSTC?
Quais os objetivos do movimento?
Quantas ocupações fazem parte do MSTC?
Por que ocupar?
Por que ocupar prédios no centro de SP?
Não ocupamos apenas no centro. Ali, no entanto, existem estruturas urbanas prontas que garantem mobilidade e empregabilidade, educação e saúde. Nesta região há postos de saúde, transporte, mobilidade, cultura, parques, toda a infraestrutura que proporciona qualidade de vida. Moradia deve ser vista como o contexto para uma vida digna e não apenas como uma caixa de concreto.
Como se organizam as ocupações do MSTC?
O MSTC é apartidário?
Todas as ocupações são transformadas em moradia?
As ocupações servem de instrumento de denúncia, de luta por direitos e para atender as necessidades de moradia. Ocupamos para mostrar ao poder público e à sociedade de que existe uma urgência na solução do déficit habitacional em São Paulo.
Há imigrantes nas ocupações?
Sim, somos o lar de muitas famílias de imigrantes bolivianos, palestinos, sírios, haitianos, congoleses, angolanos e outros. Pela falta de política habitacional e um amparo completo e sistemático por parte do governo, acolhemos aqueles que, abandonados pelo sistema, não tem onde morar. Para além da moradia, servimos de rede de apoio, com serviços e atendimentos que permitem a inserção na comunidade brasileira e também a criação de laços com a nova terra.
Como o movimento ajuda na formação do cidadão?
O MSTC investe na formação cidadã completa (cultura, saúde, educação) e prevê que seus integrantes se tornem responsáveis por suas vidas financeiras, estejam saudáveis em suas vidas pessoais, aptos aos desafios da vida profissional, com acesso a cultura, propiciando valores humanos indispensáveis à convivência em sociedade e em relação a si próprio. Oferecemos auxílio em questões mais concretas, como obter documentos e organizar a vida financeira, bem como formação educacional. Tudo é feito sempre de forma coletiva, fazendo e pensando como um grande e único movimento que, acima de tudo promove a partilha, o fazer juntos e a descoberta de que a união faz a força.
Por que transformar as ocupações em núcleos de atividades culturais?
Quais ações na área de educação dentro das ocupações?
Há atividades infantis?
Um das principais preocupações do movimento é com as nossas crianças. Na Ocupação 9 de Julho acontecem atividades como oficinas de desenhos, máscaras, cinema, fotografia, dança, teatro, esportes, passeios culturais e educacionais. Muitas das oficinas são ofertadas também para o público externo, proporcionando uma troca entre crianças de diferentes realidades, gerando novos saberes e descobertas. Espaços como a biblioteca e brinquedoteca existem para receber, principalmente, as atividades com crianças, adolescentes e jovens. Nelas são feitas aulas de reforço escolar, oficinas artísticas e brincadeiras.
Como é o trabalho dos arquitetos envolvidos com o MSTC?
Uma das primeiras ações após uma ocupação é chamar arquitetos engenheiros para acompanhar vistorias. Eles vêm de forma voluntária e organizada e verificam desde a capacidade de suporte de peso do edifício até a rede sanitária e a parte elétrica.
Quais entidades tem parcerias com o MSTC na área de habitação?