Ocupado pelo Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) desde 2016, o antigo prédio do INSS, na Avenida 9 de Julho, é morada de 122 famílias e um centro cultural fervilhante da cidade

Localizada no centro de São Paulo, na Bela Vista, o prédio da Ocupação 9 de julho é um marco na luta por moradia social no Centro e um importante ponto cultural da cidade. O MSTC empreendeu esforços para a valorização do prédio, acondicionando os espaços às necessidades dos moradores, ao cumprimento da normativa vigente e também para cursos de formação em ofícios, promovendo autonomia via economia criativa, empreendedorismo e geração de renda.
O MSTC realiza parcerias com instituições e coletivos artísticos, oferecendo atividades culturais, esportivas e educativas, além de acesso à saúde, em parcerias especiais com a UBS da região e instituições privadas, para crianças e adultos que moram na Ocupação.
Acesse a agenda de atividades na Ocupação.
Espaços internos
Sala multiuso
Espaço equipado com cadeiras, mesas, bancos e televisão.
É utilizada como sala de refeição durante os almoços, sala de assembleia, cinema, espaço para pequenas apresentações, abriga rodas de conversas, aulas, palestras, etc.
Brechó
Espaço de gestão coletiva que direciona a verba arrecadada para necessidades cotidianas do movimento. Neste espaço também são realizados pequenos reparos.
Marcenaria
A marcenaria esta equipada e em uso desde 2017. O espaço é utilizado pelos moradores para necessidades gerais. Em junho de 2019 foram iniciadas atividades de formação no espaço, voltada aos moradores e público em geral em parceria com o Sesc São Paulo.
Cozinha coletiva e refeitório
A cozinha foi implantada desde 2017 e é utilizada pelos moradores para atividades de fins comuns. Além disso, são organizados almoços mensais e eventos sazonais para integração entre moradores do entorno e pessoas que queiram conhecer a Ocupação.
Sala de Convivência
Criada em setembro de 2018, é utilizada como espaço livre para encontros, reuniões e conversas informais. Durante os almoços, funciona como bar e salão. Neste espaço também são realizadas projeções e saraus.
Biblioteca e brinquedoteca
Espaço destinado, principalmente, a atividades com crianças, adolescentes e jovens. Ali são acontecem aulas de reforço escolar, oficinas artísticas e brincadeiras. Além disso, durante almoços e eventos, são realizadas oficinas artísticas e criativas.
Galeria
Inaugurada em outubro de 2018 com a exposição de Nelson Felix, ocupa o hall de entrada original do prédio. A programação do espaço é coletiva e destinada para mostras coletivas e individuais, performances, intervenções, etc.
Espaços externos:
Quadra e quadrado
Espaços abertos destinados para atividades esportivas e recreação, principalmente para crianças e adolescentes moradores da ocupação e entorno. São realizadas também oficinas, ensaios, reuniões, palestras, rodas de conversa, sessões de cinema, shows, aulas públicas etc.
Horta
Em desenvolvimento desde 2017, a horta é voltada para a conscientização, manejo do espaço e sustentabilidade. O espaço também abriga atividades para crianças, oficinas de conscientização ambiental e de gestão de resíduos.
Estacionamento
Espaço utilizado como estacionamento, que abriga as atividades de grande proporção como festas, festivais e atividades coletivas voltadas para o público externo.