Ocupado pelo  Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) desde 2016, o antigo prédio do INSS, na Avenida 9 de Julho, é morada de 122 famílias  e um centro cultural fervilhante da cidade

Localizada no centro de São Paulo, na Bela Vista, o prédio da Ocupação 9 de julho é um marco na luta por moradia social no Centro e um importante ponto cultural da cidade. O MSTC empreendeu esforços para a valorização do prédio, acondicionando os espaços  às necessidades dos moradores, ao cumprimento da normativa vigente e também para cursos de formação em ofícios, promovendo autonomia via economia criativa, empreendedorismo e geração de renda.

 

O MSTC realiza parcerias com instituições e coletivos artísticos, oferecendo atividades culturais, esportivas e educativas, além de acesso à saúde, em parcerias especiais com a UBS da região e instituições privadas, para crianças e adultos que moram na Ocupação.

Acesse a agenda de atividades na Ocupação.

Espaços internos

 

Sala multiuso

Espaço equipado com cadeiras, mesas, bancos e televisão.

É utilizada como sala de refeição durante os almoços, sala de assembleia, cinema, espaço para pequenas apresentações, abriga rodas de conversas, aulas, palestras, etc.

 

Brechó

Espaço de gestão coletiva que direciona a verba arrecadada para necessidades cotidianas do movimento. Neste espaço também são realizados pequenos reparos.

 

Marcenaria

A marcenaria esta equipada e em uso desde 2017. O espaço é utilizado pelos moradores para necessidades gerais. Em junho de 2019 foram iniciadas atividades de formação no espaço, voltada aos moradores e público em geral em parceria com o Sesc São Paulo. 

 

Cozinha coletiva e refeitório

A cozinha foi implantada desde 2017 e é utilizada pelos moradores para atividades de fins comuns. Além disso, são organizados almoços mensais e eventos sazonais para integração entre moradores do entorno e pessoas que queiram conhecer a Ocupação.

 

Sala de Convivência

Criada em setembro de 2018, é utilizada como espaço livre para encontros, reuniões e conversas informais. Durante os almoços, funciona como bar e salão. Neste espaço também são realizadas projeções e saraus.

 

Biblioteca e brinquedoteca

Espaço destinado, principalmente, a atividades com crianças, adolescentes e jovens. Ali são acontecem aulas de reforço escolar, oficinas artísticas e brincadeiras. Além disso, durante almoços e eventos, são realizadas oficinas artísticas e criativas.

 

Galeria

Inaugurada em outubro de 2018 com a exposição de Nelson Felix, ocupa o hall de entrada original do prédio. A programação do espaço é coletiva e destinada para mostras coletivas e individuais, performances, intervenções, etc.

 

 

Espaços externos:

 

Quadra e quadrado

Espaços abertos destinados para atividades esportivas e recreação, principalmente para crianças e adolescentes moradores da ocupação e entorno. São realizadas também oficinas, ensaios, reuniões, palestras, rodas de conversa, sessões de cinema, shows, aulas públicas etc.

 

Horta

Em desenvolvimento desde 2017, a horta é voltada para a conscientização, manejo do espaço e sustentabilidade. O espaço também abriga atividades para crianças, oficinas de conscientização ambiental e de gestão de resíduos.

 

Estacionamento

Espaço utilizado como estacionamento, que abriga as atividades de grande proporção como festas, festivais e atividades coletivas voltadas para o público externo.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram